cloud shopping, síndico, condomínio, inovação, tecnologia, entregas, smart locker, encomendas, locker, zelador, porteiro, portaria virtual, administradora de condomínios, limelocker, delivery, e-commerce, aquecimento global.
GESTĀO DE CONDOMÍNIO 05 de novembro

Como administrar condomínios de maneira mais efetiva?

Contas de condomínio, manutenções, entre outras atribuições, são alguns dos desafios enfrentados. Para ajudar, separamos algumas dicas para síndicos gerenciarem de forma efetiva.
Saber administrar um condomínio é primordial, mas quanto mais efetiva a forma que é feita essa administração, melhores serão os resultados. Para isso, é necessário ter conhecimento contábil, trabalhista, civil e, além de atuar em áreas administrativas, ter comprometimento, organização e boa comunicação.

Gerenciar um condomínio, atualmente, é equivalente a gerir uma empresa, pois são empreendimentos que necessitam de atenção cautelosa e dedicação por parte desses profissionais. Além disso, as constantes transformações digitais e inovações tecnológicas exigem cada vez mais dos síndicos. É preciso estar atualizado para conseguir acompanhar tantas novidades e realizar uma boa gestão.
São tantas exigências que parece difícil administrar um condomínio de maneira efetiva. Mas pode ficar tranquilo, pois neste post te mostraremos como fazer a gestão do seu condomínio de maneira eficaz.


Principais responsabilidades da administração de um condomínio

Para ter uma administração de condomínio melhor e mais assertiva, é necessário que o síndico esteja sempre muito atento em relação à fiscalização das contas, mesmo contando com empresas administradoras, para não ter problemas futuros.

A prestação de contas deve ser feita de maneira recorrente, com ética e transparência. É preciso haver um planejamento das contas do condomínio com base nos gastos dos anos anteriores, acrescidos de reajustes. Se o planejamento anual for realizado, incluindo possíveis imprevistos, dificilmente o síndico terá surpresas desagradáveis.

Além de ser um bom dirigente, é preciso ter disciplina, organização, uma boa relação com os moradores, fornecedores e com a administradora. Características essenciais para que o síndico execute a administração do condomínio de maneira eficiente.

Mas não basta exercer bem suas atividades. É preciso ficar atento a atividades essenciais e habituais na rotina do condomínio, como recarga e manutenção de extintores e mangueiras, dedetização, higienização e manutenção do reservatório de água, manutenção de elevadores, inspeção e manutenção das instalações elétricas, limpeza das áreas comuns, entre outras. 

Benefícios de uma gestão transparente

Para obter sucesso na administração do condomínio, é imprescindível ter uma gestão transparente, pois se trata de uma relação que inclui todos os condôminos. Uma forma de garantir a clareza é com a prestação de contas, que deve ser feita pelo menos uma vez ao ano ou a qualquer momento, se solicitada.

Dentre as responsabilidades da administração transparente, além da apresentação de contas detalhadas, a clareza nos processos de contratação de prestadores de serviços também deve prevalecer.

Para que a gestão dos gastos seja transparente, algumas práticas são essenciais, como:

1 – Apresentar cotação e análise de orçamentos

Apresentar pelo menos três opções de fornecedores para que possa ser avaliado qual deles atende às necessidades do condomínio, bem como o prestador de serviço que apresente um valor condizente com o disponível no orçamento condominial.

2 – Informar os moradores sobre o status das contratações

É importante compartilhar as informações com os moradores sobre os processos de contratação, seja por meio de informativos no elevador e quadros de avisos, ou mensagens de celular (WhatsApp ou SMS). Desta forma, o morador pode acompanhar os processos, bem como as especificações dos serviços adquiridos, assim como sua efetiva aplicação no dia a dia.

3 – Reunião do Conselho aberta a todos

Para que a democracia prevaleça, é necessário incentivar a participação de todos os moradores nas discussões dos temas do condomínio. Desta forma, o síndico promove o debate de ideias e pontos de vistas diferentes em prol das melhores condutas e projetos. Para que isto ocorra, é importante informar datas e horários das reuniões do Conselho.

4 – Balanço apresentado no boleto

Apresentar o balanço das despesas do mês no boleto de pagamento do condomínio é um eficiente recurso que você pode usar a seu favor. Ele pode ser feito por e-mail ou impresso. Cada condomínio pode indicar uma opção, ou as duas, dependendo do perfil dos moradores. É também indicado que todos os documentos relacionados às contratações feitas pelo condomínio estejam disponíveis nos arquivos da administração a qualquer hora.

5 – O papel essencial do síndico

O síndico possui um papel primordial, pois é o representante legal do condomínio e precisa desempenhar suas funções com o máximo de transparência. Para isso, é necessário estar aberto ao diálogo, de modo a sanar as dúvidas dos moradores e mostrar os conceitos éticos aplicados à sua gestão. Portanto, ter disponibilidade para conversar com os condôminos é primordial, seja presencialmente ou através de um canal de atendimento on-line, como um e-mail oficial do síndico.

Como melhorar a gestão do condomínio

Para funcionar perfeitamente, o condomínio precisa de diversos sistemas integrados que facilitem a vida não só dos moradores, mas do síndico e de todos os funcionários envolvidos na administração e manutenção. Além disso, atualmente, muitos deles possuem um código de ética criado para o síndico, zeladores e até mesmo para as empresas administradoras, estabelecendo as obrigações e limites nas condutas adotadas.

As constantes transformações digitais estão mudando rapidamente a dinâmica de gestão nos condomínios. O uso de inteligência artificial para execução de comandos, aplicativos e sistemas automatizados tornam esses processos muito mais ágeis e seguros. E, neste novo contexto, os síndicos exercem um papel muito importante e fundamental na gestão dos condomínios, garantindo a eficiência, segurança e qualidade dos serviços prestados aos moradores.

Para administrar um condomínio de maneira mais efetiva, é preciso que a inovação e a atualização sejam frequentes. A busca de soluções na tecnologia e serviços integrados para administrar o condomínio e facilitar a vida dos moradores e a otimização de recursos são os compromissos para melhorar a gestão do condomínio. 

Limelocker: as soluções que contribuem para a gestão mais efetiva do seu condomínio 

Uma boa opção para a administração do condomínio oferecer mais comodidade para o morador e obter maior eficiência com a equipe de portaria, é contar com soluções de entrega de múltipla funcionalidade. Estamos falando de recursos tecnológicos que são vantajosos e com baixo investimento. Nesse ponto, a Limelocker pode te ajudar.
Com mais de 8 anos de experiência, estamos presentes nos principais condomínios comerciais e residenciais de São Paulo, oferecendo segurança e eficiência na entrega e recebimento de encomendas. Nosso objetivo é te ajudar, com inovação e tecnologia, a administrar o seu condomínio.

Contamos com 3 soluções, pensadas para facilitar a vida e o dia a dia do morador e do condomínio.

App Entrega Segura: a solução que substitui o registro manual das entregas do seu condomínio.

Lockers inteligentes: armazenamento de entregas de forma segura, com funcionamento 24h.

App Limelocker Residencial: cloud shopping que possibilita realizar compras e também gerenciar as entregas do morador, para serem recebidas no locker.

Entre em contato conosco para conhecer melhor as nossas soluções e começar a administrar seu condomínio de maneira mais efetiva!

Procurando uma soluçāo mais personalizada?

Fale agora com um dos nossos especialistas.
SAC