Para ter uma administração de condomínio melhor e mais assertiva, é necessário que o síndico esteja sempre muito atento em relação à fiscalização das contas, mesmo contando com empresas administradoras, para não ter problemas futuros.
A prestação de contas deve ser feita de maneira recorrente, com ética e transparência. É preciso haver um planejamento das contas do condomínio com base nos gastos dos anos anteriores, acrescidos de reajustes. Se o planejamento anual for realizado, incluindo possíveis imprevistos, dificilmente o síndico terá surpresas desagradáveis.
Além de ser um bom dirigente, é preciso ter disciplina, organização, uma boa relação com os moradores, fornecedores e com a administradora. Características essenciais para que o síndico execute a administração do condomínio de maneira eficiente.
Mas não basta exercer bem suas atividades. É preciso ficar atento a atividades essenciais e habituais na rotina do condomínio, como recarga e manutenção de extintores e mangueiras, dedetização, higienização e manutenção do reservatório de água, manutenção de elevadores, inspeção e manutenção das instalações elétricas, limpeza das áreas comuns, entre outras.
Para obter sucesso na administração do condomínio, é imprescindível ter uma gestão transparente, pois se trata de uma relação que inclui todos os condôminos. Uma forma de garantir a clareza é com a prestação de contas, que deve ser feita pelo menos uma vez ao ano ou a qualquer momento, se solicitada.
Dentre as responsabilidades da administração transparente, além da apresentação de contas detalhadas, a clareza nos processos de contratação de prestadores de serviços também deve prevalecer.
Para que a gestão dos gastos seja transparente, algumas práticas são essenciais, como:
1 – Apresentar cotação e análise de orçamentos
Apresentar pelo menos três opções de fornecedores para que possa ser avaliado qual deles atende às necessidades do condomínio, bem como o prestador de serviço que apresente um valor condizente com o disponível no orçamento condominial.
2 – Informar os moradores sobre o status das contratações
É importante compartilhar as informações com os moradores sobre os processos de contratação, seja por meio de informativos no elevador e quadros de avisos, ou mensagens de celular (WhatsApp ou SMS). Desta forma, o morador pode acompanhar os processos, bem como as especificações dos serviços adquiridos, assim como sua efetiva aplicação no dia a dia.
3 – Reunião do Conselho aberta a todos
Para que a democracia prevaleça, é necessário incentivar a participação de todos os moradores nas discussões dos temas do condomínio. Desta forma, o síndico promove o debate de ideias e pontos de vistas diferentes em prol das melhores condutas e projetos. Para que isto ocorra, é importante informar datas e horários das reuniões do Conselho.
4 – Balanço apresentado no boleto
Apresentar o balanço das despesas do mês no boleto de pagamento do condomínio é um eficiente recurso que você pode usar a seu favor. Ele pode ser feito por e-mail ou impresso. Cada condomínio pode indicar uma opção, ou as duas, dependendo do perfil dos moradores. É também indicado que todos os documentos relacionados às contratações feitas pelo condomínio estejam disponíveis nos arquivos da administração a qualquer hora.
5 – O papel essencial do síndico
O síndico possui um papel primordial, pois é o representante legal do condomínio e precisa desempenhar suas funções com o máximo de transparência. Para isso, é necessário estar aberto ao diálogo, de modo a sanar as dúvidas dos moradores e mostrar os conceitos éticos aplicados à sua gestão. Portanto, ter disponibilidade para conversar com os condôminos é primordial, seja presencialmente ou através de um canal de atendimento on-line, como um e-mail oficial do síndico.
Como melhorar a gestão do condomínio
Para funcionar perfeitamente, o condomínio precisa de diversos sistemas integrados que facilitem a vida não só dos moradores, mas do síndico e de todos os funcionários envolvidos na administração e manutenção. Além disso, atualmente, muitos deles possuem um código de ética criado para o síndico, zeladores e até mesmo para as empresas administradoras, estabelecendo as obrigações e limites nas condutas adotadas.
As constantes transformações digitais estão mudando rapidamente a dinâmica de gestão nos condomínios. O uso de inteligência artificial para execução de comandos, aplicativos e sistemas automatizados tornam esses processos muito mais ágeis e seguros. E, neste novo contexto, os síndicos exercem um papel muito importante e fundamental na gestão dos condomínios, garantindo a eficiência, segurança e qualidade dos serviços prestados aos moradores.
Para administrar um condomínio de maneira mais efetiva, é preciso que a inovação e a atualização sejam frequentes. A busca de soluções na tecnologia e serviços integrados para administrar o condomínio e facilitar a vida dos moradores e a otimização de recursos são os compromissos para melhorar a gestão do condomínio.
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