Os gastos em excesso ou desnecessários são uma das principais causas de inadimplência dos moradores com as taxas mensais do condomínio. Quem lida com a tarefa de administrar sabe muito bem do anseio que os condôminos possuem em tornar o valor o mais baixo possível, principalmente em tempos de crise.
Quando um morador deixa de pagar o condomínio, o valor em aberto acaba tendo de ser suprido pelos outros condôminos, para que todos os serviços do prédio se mantenham disponíveis. Isso pode causar grandes transtornos, além de prejudicar o relacionamento entre os moradores.
Sendo assim, é válido fazer um levantamento sobre as principais despesas de manutenção, além das taxas administrativas. Estruturar e controlar tudo isso requer um grande planejamento e trabalho de gestão.
Esta não é uma jornada fácil, mas planejar uma estratégia de redução de custos é essencial e possível, principalmente neste momento de crise que estamos vivendo. Separamos 4 dicas que podem trazer grandes resultados financeiros. Confira:
Redução de custos com funcionários
Essa despesa representa uma alta porcentagem dos gastos em uma gestão condominial. Neste sentido, para diminuir gastos, avalie a possibilidade de reduzir a carga horária de alguns dos colaboradores ou terceirizar determinados serviços.
Evite que os funcionários façam muitas horas extras, para que não impacte na hora de pagar os salários e direitos trabalhistas. Organize a rotina e preze sempre que todas as demandas sejam realizadas no horário de trabalho combinado com cada colaborador.
O uso da tecnologia
A implantação de recursos tecnológicos pode ser uma aliada para reduzir custos de condomínio. Um exemplo é a portaria remota, que permite a automação do controle de acesso das pessoas e carros nas entradas e saídas do prédio. Você economiza e, ao mesmo tempo, não abre mão de uma segurança plena, por 24 horas.
Corte gastos com energia elétrica
As contas de energia elétrica têm se tornado cada vez mais caras nos últimos tempos. Portanto, reduzir custos de condomínio a partir da energia elétrica também é muito importante. Ao invés de usar lâmpadas comuns, opte pelas de LED, que são muito mais econômicas. Usar luzes com sensores de presença também é uma alternativa para que não haja desperdício.
É importante também orientar os funcionários para desligar todos os equipamentos e dispositivos que não estão em uso, principalmente após o expediente, como computadores, televisões, rádios, entre outros aparelhos.
Se considerarmos uma diminuição de gastos em longo prazo, a implementação da energia solar pode ser uma ótima alternativa. A tecnologia requer um alto investimento inicial, mas trará muitos benefícios, inclusive financeiros.
Diminuir gastos através da economia de água
É importante conscientizar os moradores sobre a importância de economizar água. No condomínio, implementar estratégias como o reaproveitamento e reuso dela são ótimas alternativas para gerar economia. Use a água da chuva, que seria descartada, para a jardinagem e limpeza das áreas comuns, por exemplo.
Nos condomínios mais antigos, utilizar hidrômetros individuais ajuda a reduzir gastos. Verifique se não há vazamentos e proíba o uso da água do condomínio para fins pessoais, como lavar o próprio veículo.
Considerando as dicas abordadas, sabemos que a tecnologia não pára de avançar e seus recursos podem ser grandes aliados na gestão condominial, contribuindo para a diminuição de gastos. Além disso, eles podem otimizar ainda mais os serviços de portaria, inclusive os que envolvem compras seguras pela internet e prestadores de serviços.
Neste contexto, se você busca uma solução para o seu condomínio e quer reduzir custos operacionais, a Limelocker é para você. São mais de 8 anos de experiência, proporcionando segurança, inovação e comodidade em diferentes locais. Nós sabemos e entendemos que a redução de custos, sem colocar a organização e a segurança de uma infraestrutura em risco, é um dos maiores objetivos para os administradores e responsáveis pelas gestões condominiais.
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O condomínio também reduz custos, principalmente os operacionais, haja vista que a logística administrativa para o porteiro é facilitada pelo próprio sistema do app.
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