TENDÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇĀO 27 de junho de 2022

Lavanderia: O Serviço de milhões!

Com a transformação digital, solicitar serviços via internet tornou-se o meio mais veloz de executar tarefas do cotidiano. Setores tradicionais vêm migrando para essa nova era digital, modernizando serviços tradicionais e do dia a dia. Segundo uma pesquisa feita pela NZN Intelligence, hoje 74% dos consumidores preferem a modalidade de compra online, especialmente depois que essa modalidade tornou-se a nova maneira de consumir em função da pandemia.

O setor de serviços cresceu, e em especial, o serviço de lavanderia, que aumentou cerca de 25% desde 2009, estando na modalidade de prestação de serviço e entrega de forma 100% Online. O consumidor não pede pelo serviço, mas a pela comodidade que o combo (lavanderia + entrega) pode proporcionar, visto que, segundo um levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as pessoas sentem que seu tempo livre diminuiu em função da correria do cotidiano e falta de tempo para realizar outras atividades.

As empresas precisaram se adaptar para não deixarem seus serviços obsoletos e para superarem o momento difícil que foi a pandemia. Ao migrar para o e-commerce e venda online (através de mídias sociais), a marca permite que seus clientes tenham mais vantagens, abrindo um leque de variações de serviços, horários, formas de pagamento e pacotes (assinaturas). Além do fator sustentabilidade, visto que diminui em até 50% o consumo de energia elétrica e em 10% o consumo doméstico, segundo dados do SindTur.



Serviço de Lavanderia para condomínios

O serviço de lavanderia pensou rápido para acompanhar a transformação digital que estava acontecendo, encarando o e-commerce como uma boa opção e levando em consideração o valor de acessibilidade para o mercado. Assim, viram-se na oportunidade de oferecer o serviço de diferentes formas:

Lavanderia compartilhada: a lavanderia é oferecida para o morador em um espaço de uso comum do condomínio, tal que possibilita que usuário faça a sua lavagem de roupa “sem sair de casa” e sem precisar investir em eletrodomésticos para ser atendido nessa necessidade. O intuito é oferecer o mesmo serviço para o coletivo, impactando positivamente na economia de água e energia, e sendo considerado um benefício oferecido pelo condomínio.

Lavanderia Online: Com foco em comodidade, a lavanderia online permite que o cliente faça tudo remotamente (aplicativo, internet ou WhatsApp) e programe a lavagem das suas peças. Nos últimos anos, o uso de smart lockers proporcionou ainda mais praticidade para um segmento que era já sinônimo de otimização e tempo. Grandes condomínios instalam armários inteligentes (ou smart lockers) proporcionando a entrega e recebimento deste e outros serviços, de forma segura e prática.

O serviço funciona muito bem tanto para peças do dia a dia quanto para peças que exigem um serviço especializado, como lavagem de peças delicadas, roupas de festa, ternos, camisas, etc. Os clientes dessa área geralmente preferem terceirizar a lavagem para que não haja danos nas roupas lavadas em casa.

A Limelocker: inovação em atividades simples

Tendo como protagonista o serviço de lavanderia, a Limelocker é uma startup criada com o intuito de compilar inovação e tecnologia. Através de um sistema online, oferece serviços e produtos exclusivos, a fim de trazer comodidade aos usuários. Foi fundada a fim de ser o mais prático possível para o cliente: o usuário solicita o serviço online e utiliza os compartimentos de armários inteligentes da empresa para receber encomendas.

No app, o usuário tem a oportunidade de solicitar o serviço de lavanderia de forma simples e prática, agendando horário, acessando valores e enviando/recebendo as peças usando os armários inteligentes. Os armários inteligentes, ou smart lockers da Limelocker, foram instalados em mais de 120 prédios no estado de São Paulo e são controlados via app, notificando o consumidor desde o depósito até a coleta do pacote, feito com código ou QRCode intransferível.

Além de lavanderia, proporciona serviços como chaveiro, cartório, farmácia e sapataria; e produtos diversos, em parceria com grandes marcas. O foco é entregar ao cliente final uma boa experiência de compra online, unido a comodidade de fazer tudo do conforto de casa, deixando tempo livre para suas atividades. É a inovação como meio de levar a praticidade para seus usuários.  

SAC