Transformaçāo Social: O que sua empresa faz para mudar o mundo?
TENDÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇĀO 01 de julho de 2022

A Transformação social: O que sua empresa faz para mudar o mundo?

Transformação social é aquela que promove a modificação da sociedade, causando um impacto positivo sobre questões de mudança na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações. O intuito é fazer com que boas práticas aconteçam dentro de uma área e que elas influenciem o externo do mesmo modo, isto é, a mudança ocorre de dentro para fora.

Essas transformações sociais geralmente são fomentadas por boas práticas denominadas ESG (Environmental, Social and Governance), atividades conscientes sobre a necessidade de suprir problemas atuais como fome, pobreza, ações climáticas negativas, poluição, etc., a fim de fazer com que caminhemos para um futuro sustentável.

Essas boas práticas são efetuadas por iniciativas de instituições, órgãos, mídia e veículos de grande influência, como as marcas. As marcas são organizações privadas que têm o poder de influenciar uma quantidade massiva de pessoas, fazendo com que elas ajam de forma positiva (ou ainda negativa) sobre essas questões, e sejam consideradas portadoras do papel de agente transformador.

São, de certa forma, promotoras do progresso social devido ao alcance e benefícios que participar ativamente da cidadania podem possibilitar. Causar conscientização do seu público deve ser o objetivo, sensibilizando-o através de situações que despertam aproximação a causa e caracterizando a empresa como ética, comprometida e valorizada pelo consumidor.

Empresas como a Natura e o Sebrae, trazem bons exemplos de transformação social, confira:

Desde a sua fundação, a Natura, já visava necessidade de suprir e se relacionar com a responsabilidade social, assim, criou o 'Movimento Natura’, um projeto que tem como objetivo abrir espaço para a visibilidade de boas práticas e iniciativas, e encontrar voluntários (patrocinadores) para apoiarem essas causas. Consideram-se um “Tinder Social” que criam conexões com quem faz a diferença. O movimento é a parte da empresa que se preocupa com o desenvolvimento humano e já resultou em mais de 5 mil projetos registrados que impactaram em diversas áreas (saúde, educação, etc) da vida dos participantes.

O SEBRAE, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, uma entidade que já apoia atividades sociais. Nele, diversos projetos são executados, como a Maratona de Negócios Sociais Sebrae, em que durante 3 dias, empreendedores de negócios sociais são estimulados a tirarem suas ideias do papel, sendo propostas de cunho social e ambiental interessantes e importantes para a sociedade. Nesse sentido, o objetivo do negócio social é poder transformar uma realidade, pois transformar a realidade com certeza é [em si] um bom negócio, visto que a maratona foi o pontapé inicial e tornou-se desenvolvedor de capacitação, consultoria e preparação para os empreendedores.

Hoje, todas as áreas de uma marca buscam se associar a problemáticas sociais e valores humanos, levando a empresa, como um todo, junto ao seus clientes, para um caminho mais social e sustentavelmente responsável.



Limelocker e a transformação a social

Oferecendo seus serviços e produtos com uma experiência de mais de 8 anos no mercado, a Limelocker foi fundada com o intuito de levar comodidade aos principais condomínios residenciais e comerciais de São Paulo. Mas além de colocar em prática a ideia inovadora, o intuito era influenciar e evidenciar sua responsabilidade social e ambiental.

Com propostas sustentáveis que vão de acordo com o Strategic Intelligence (Estratégia Inteligente) do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), desenvolvemos programas que defendem tanto a sustentabilidade quanto a sociedade. Através de uma interação dinâmica com o usuário/consumidor, incentivamos o descarte ideal, reciclagem e economia circular por programas de milhagem reversa, recompensando aqueles que ajudam o meio ambiente.

Hoje, são diversas parcerias com empresas que têm o mesmo olhar que a Limelocker: Gerando Falcões, Taggie, GAIA Greentech, Sou Justo e outras.; todas elas são atuantes em atividades que vão contra desperdício, consumismo exacerbado, descarte incorreto de itens, etc. Além disso, encontramos uma solução de entrega logística nos armários inteligentes (um dos símbolos da nossa marca) como forma de diminuir a emissão de gases poluentes.

O conceito básico das nossas iniciativas ESG é possibilitar ao usuário um olhar consciente sobre o consumo, encontrando soluções práticas para reduzir ao máximo sua contribuição no impacto negativo nas questões ambiental e social. Vivendo a experiência com os serviços da Limelocker, o usuário garante que seu pequeno ato ajudará algo/alguém. As ESG são para todos! 

SAC