cloud shopping, síndico, condomínio, inovação, tecnologia, entregas, smart locker, encomendas, locker, zelador, porteiro, portaria virtual, administradora de condomínios, limelocker, delivery, e-commerce, aquecimento global.
TENDÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇĀO 28 de outubro de 2021

Parceria Síndico e Morador: 5 dicas para tornar o condomínio mais ecológico

A procura por condomínio ecológico aumentou nos últimos anos, já que as pessoas estão mais preocupadas com o impacto ambiental e buscam medidas para diminuir os impactos negativos no meio ambiente. 
A sustentabilidade entrou na pauta da construção civil, com projetos arquitetônicos que possuem medidas sustentáveis e ecologicamente corretas. Entretanto, os residenciais prontos também podem se transformar em um condomínio ecológico.
Acompanhe este material e confira benefícios e dicas para tornar um condomínio mais sustentável e amigo do meio ambiente (eco-friendly). 



O que é um condomínio ecológico?

Condomínio ecológico ou “ECOVILA” é uma opção para pessoas que querem viver em um lugar que nāo agride ao meio ambiente e que ajuda a natureza. Para que um condomínio seja considerado ecológico é preciso verificar todas as ações que contribuem com o meio ambiente desde os materiais usados em sua construção até uma série de outras soluções e práticas sustentáveis no dia a dia desse condomínio.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam os condomínios ecológicos nāo sāo mais caros que os prédios comuns além de oferecerem mais infraestrutura comunitária.

Principais benefícios dos condomínios ecológicos:

● Mais contato com a natureza.
● Melhora da convivência e saúde.
● Ambiente interno mais saudável.
● Redução das emissões de gases de efeito estufa.
● Economia de despesas.
● Economia responsável.
● Valorização do empreendimento.


Além disso, um condomínio ecológico promove também maior sustentabilidade econômica, social e ambiental.

5 dicas para tornar o condomínio mais ecológico

Há diversas maneiras de fazer mudanças sustentáveis no empreendimento. Contudo, a gestão do condomínio pode encontrar algumas adversidades na hora da transformação. Veja algumas maneiras de agregar mais sustentabilidade para um condomínio:

1. Ampliar as áreas verdes
Aumentar ou criar áreas verdes e de convívio social proporciona mais qualidade de vida para os moradores. Portanto, plantar árvores, flores e aplicar gramado é importante para integrar a convivência e contribui para a purificação e umidificação do ar.

2. Compostagem
Uma ação sustentável essencial em condomínio ecológico é a compostagem. Em média, a matéria orgânica representa cerca de 52% dos resíduos sólidos gerados, o que comprova a viabilidade de criar uma composteira. A decomposição pode ser feita também com uso de minhocários e os materiais podem ser utilizados nas áreas verdes do empreendimento.

3. Coleta seletiva
Implementar sistemas de reciclagem com regras e regulamentos em termos do que pode e não pode ser colocado nas lixeiras e instalar recipientes de coleta seletiva e específicos para o descarte de baterias e eletrônicos são ações que diminuem a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários.

4. Descarte de óleo
De acordo com a Sabesp, 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Fora isso, o descarte inadequado desse líquido pode causar entupimento de encanamento e poluição dos rios. O óleo usado deve ser armazenado em garrafas PET e encaminhado para empresas especializadas no tratamento e reciclagem desse material.

5. Uso consciente da água
Tanto os moradores quanto os trabalhadores do condomínio devem contribuir para esta medida. A maneira mais simples de estimular a economia de água é por meio da conscientização. Instalar descarga com acionamento duplo e torneiras com desligamento automático são ações eficientes para economizar água no condomínio.

Além das citadas acima a cooperação é fundamental, veja outras dicas:

● Instalar bicicletário.
● Limpar regularmente os sistemas de aquecimento e resfriamento.
● Substituir filtros de duto de ar anualmente.
● Criar biblioteca de empréstimo ou troca gratuita de livros.
● Reciclagem de eletrodomésticos e materiais de construção.
● Utilizar produtos não tóxicos para limpeza e pintura.

Ser síndico vai além da rotina da gestão condominial tradicional, pois as responsabilidades aumentam conforme a transformação digital e impactam nos desafios da função.

A Limelocker pode te ajudar!

Nossa missão é oferecer soluções inovadoras com segurança, responsabilidade e sustentabilidade.

Temos um compromisso com o Meio Ambiente e oferecemos soluçōes para tornar o seu condomínio mais sustentável através de 3 pilares:

Reduzir, reutilizar e reciclar:

• Através dos nossos smart lockers é possível realizar a Logística Reversa que permite o retorno de embalagens vazias para reaproveitamento ou reciclagem.
• Temos Máquina de Compostagem que promove a valorização da matéria orgânica dentro do condomínio.
• Com as nossas Lixeiras Eletrônicas é possível recompensar os moradores pela coleta de lixo reciclável através da identificação de volume.

A Limelocker possui soluçōes completas, fale com um dos nossos especialistas e tenha soluçōes personalizadas para a sua necessidade.

Procurando uma soluçāo mais personalizada?

Fale agora com um dos nossos especialistas.
SAC